sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Próxima Parada: Japeri


Trem: território de vendedores ambulantes (vende-se de um tudo), moças de unhas decoradas e de gente animada ao fim de um dia quente e cansativo. Acabo de viver a experiência. Vocês já podem me aplaudir.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Arquivo Confidencial

FB

Tava aqui pensando... Por que o Arquivo Confidencial é uma exclusividade das celebridades? Acho que todos os trabalhadores têm direito àquela emoção. Imagina você, por exemplo, num dia comum de trabalho. Você chega cansado por ter passado a manhã preso num engarrafamento infernal, vai bater o cartão e, voilà, a mágica acontece. Uma voz anuncia: "acha que veio aqui hoje para trabalhar? Não! Você está no Arquivo Confidencial!". Uma plateia se revela, sobe música, desce telão e você ali, às lágrimas. Acho que seria bem bacana. Vou sugerir isso às empresas como ação motivacional de funcionários. Seria o quê? Praticamente uma vertente do endomarketing, né?

domingo, 25 de dezembro de 2011

Pode vir, 2012!


Antes de qualquer coisa, um aviso: não compartilho no Facebook psicologia de botequim, mas sou cafona. Serei breve. Prometo.


Enfim, a semana derradeira. ♪ O ano termina e nasce outra vez ♫̶ (não se mete, Simone! ). Àqueles que levantaram o meu astral, me ajudaram a recuperar a autoestima, que pacientemente me ouviram e acharam alguma graça nas minhas bobagens, toda a minha amizade, o meu carinho e o meu sorriso mais largo. Em 2012 eu quero muitos encontros animados, menos aborrecimentos, muitas gargalhadas e incontáveis rodadas de caipirinha. Quero nem saber. 

Falei que ia ser breve, né? Pois é, menti. Ah, em 2012 eu tb quero aprender a ser sucinta.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal sem Mila


Neste Natal, ela não passará conosco. Passará com o pai e família. Combinamos, então, uma coisa com o Papai Noel: ele passará aqui em janeiro. Em 2011, Milena foi uma boa menina. Comeu a comida toda, foi obediente, passou de ano e, entre outras coisas, aprendeu a cantar. Pobre (pobre mesmo) desta tia/madrinha que vai começar o ano dura pra dar um presente bem legal pra essa fofa que só dá orgulho. E pra vocês, amigos queridos, que ao longo de mais este ano comemoraram comigo e com minha família cada um dos progressos dela, toda a minha gratidão. Amo vocês. ♥ Feliz Natal!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mesóclise


Recebi a seguinte mensagem de um desconhecido:
“Sentir-me-ia honrado se me adicionasse ao seu MSN”

Tô com vontade de responder assim:
“Sinto dizer, mas não adiciona-lo-ei.”

Mesóclise pra quê, gente? Eu, hein!


domingo, 18 de dezembro de 2011

É uma cilada, Bino!


Vivi nos últimos meses uma rara relação de amor com o meu cabelo. Cortei radicalmente, saí do salão que me manteve prisioneira por anos e desde então estávamos nos curtindo. Infelizmente voltamos aos velhos tempos. Ele resolveu crescer e mostrar a quem quiser ver que me odeia como nunca. Hoje olho no espelho e tudo o que eu vejo é um poodle morto na cabeça. 

♪ Não era amor era... CILADA ♫ ¬¬

sábado, 17 de dezembro de 2011

A X9 do 2º ano


Os colegas de escola da Milena têm sido importantíssimos para o desenvolvimento linguístico e auditivo dela. Como alguns de vocês sabem, ela está aprendendo a ouvir. Crianças costumam ser muito fofas quando querem ajudar, né? Não julgam e são parceiras. De lá pra cá, Milena evoluiu muito, mas a ajuda dada, de certo modo, voltou-se contra eles. Por quê? Porque agora que ouve e fala, Milena transformou-se na X-9 do 2º ano. Entrega todos pra professora sem pena. “Fulano tá conversando, tia!”, “Beltrano deixou o lápis cair!”, “Cicrano tá em pé!” e por aí vai. Já até pensei num título para um possível filme: “Treinando o Inimigo”.

Diz aí, Rei!


Deu no RJTV: show de Roberto Carlos que aconteceria hoje foi adiado para amanhã devido a uma forte gripe. Que medicamento poderoso é esse que cê tá tomando, Rei? Também quero melhorar de um dia pro outro! Conta pra gente! Coristina e Benegripe nunca mais!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Olá, senhora!



Tenho uma rara paciência com operadoras de telemarketing. Acho o que fato de ter sido uma um dia justifica isso. Valesca acabou de me ligar e sua falsa e desesperada euforia me fez rir. Olha só:
Ela: Olá, Sra. Renata Andrade! Sou Valesca e estou ligando para oferecer uma linha de crédito. Tudo bom com a senhora?
Eu: Sim.
Ela: Que ótimo, Sra. Renata!
Eu: Pois é!
Ela: Qual é a sua profissão?
Eu: Publicitária.
Ela: Mas que legal, Sra. Renata Andrade! Que maravilha!

Tadinha, né? Não dei continuidade ao papo por razões óbvias, mas que eu fiquei com pena de Valesca por ela não ter batido meta, isso eu fiquei.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Mancada


O segurança / porteiro do meu trabalho disse assim que eu cheguei que hoje seria o seu último dia na empresa. Lamentei e disse que me despediria no fim do dia. E assim eu fiz. Segue o diálogo:

Eu: Severino, foi um prazer te conhecer. Tudo de bom pra você, viu? Aparece aí de vez em quando pra visitar a gente!
Ele: Obrigado, mas o meu nome não é Severino, não. É Juvenal.


Foram meses trabalhando no mesmo lugar. Foram meses desejando e recebendo “bom-dia”. Foram meses sendo chamada carinhosamente de “Renatinha”. Pra quê? Pra, no último dia, eu quebrar o encanto e dar uma mancada dessas. Putz.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CATAPLOFT!

‎4 meses, 1 semana e 16 horas. Este foi o meu recorde numa empresa sem tropeçar, cair ou derrubar algo no chão. O contador acabou de ser zerado, mas tô feliz com o meu progresso. 

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A primeira de muitas


Trem: território de vendedores ambulantes (vende-se de um tudo), moças de unhas decoradas e de gente animada ao fim de um dia quente e cansativo. Acabo de viver a experiência. Vocês já podem me aplaudir.

Técnicas de sedução


Escola Quitéria Chagas de Danças Exóticas. Na aula de hoje, Kuduro. Então é assim, gente: ar contemplativo, pernas arqueadas e muita malemolência. Pronto. Anotaram as dicas? Dessa forma, vocês vão atrair olhares e pôr em prática todo o poder de sedução que tem dentro de vocês. Ou não.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fossa aliada da boa forma


Método infalível para emagrecer em tempo recorde: tenha uma grande aborrecimento acompanhado de uma grande decepção. É batata! De uma hora pra outra o apetite vai embora e os indesejáveis quilinhos extras saem pela mesma porta. Que mané Herbalife o quê! Vigilantes do Peso? Ah, isso é coisa do passado! O negócio é entrar na fossa e ficar lá por tempo indeterminado. Deu certo comigo. Eu recomendo. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Make no ônibus: não domino

A arte de se maquiar no último banco do ônibus (aquele que pula pra cacete) enquanto ele passa pelas ruas cheias de quebra-molas do Valqueire: a minha irmã domina. Invejei a destreza dela. Se fosse eu, ia ficar faltando só jogar a lona em cima. A cara de palhaça eu já teria garantido.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Beleza põe mesa


A BandNews fez ontem a cobertura do julgamento da mulher que matou o amante num motel de Niterói. Fiquei chocada com as inúmeras vezes que uma repórter da rádio destacou a beleza da ré. Era um tal de "loira e linda" pra lá, "uma moça jovem e muito bonita" pra cá, que eu fiquei pensando: se fosse feia, o crime faria sentido? A condenação seria justa? Não entendo esse povo que lamenta que alguém tido como belo morra ou cometa algum crime. Qual é a relação, gente? Alguém, por favor, me explique porque eu ainda não entendi.

domingo, 20 de novembro de 2011

Mila ataca de cantora



Milena resolveu agora que quer aprender a cantar. Falta muita coisa ainda. Ela tá mais pra Arnaldo Antunes recitando Eça de Queiroz do que pra qualquer outra coisa, mas vai chegar lá, com certeza. Nunca imaginei ouvir um surdo cantar. Mais uma vez, Milena dá um tapa na cara da sociedade e prova que nem tudo é impossível como parece. A música não é das melhores, então se não tiver saco de ver tudo, dê uma olhadinha no começo, depois pule pra meiota e, por fim, vá direto para a última parte. É fofo.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Algumas polegadas a menos


Vi uma mulher na rua com um broche onde se lia o seguinte: "reduzi 51kg. Pergunte-me como." 51kg, gente! CINQUENTA E UM! Assim, até eu andaria orgulhosa por aí ostentando o meu broche. O fato de eu ter perdido 2 dos indesejáveis 6kg que ganhei não faz de mim merecedora (?) de andar por aí com algo do tipo. Além do mais, o meu interesse em perder os 4kg restantes não chega a ser um drama. Mesmo assim, confesso que fiquei tentada a ir lá perguntar a ela como deu-se o milagre. 51kg? Ela praticamente me perdeu, pô!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

E tenho dito.


Tomei uma decisão radical. Não é a mais sensata, não é a ideal para o momento, mas, acreditem, é que vai me deixar mais relaxada e tranquila. Parei com esse negócio de temer as consequências. O jeito é dar uma fugidinha com você correr contra o tempo e fazer o possível para que as coisas deem certo e me surpreendam positivamente. Esta sou eu, logo cedo fazendo mistério na rede social. Bom dia!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Toddynho, não!


O que pode ser mais corta onda do que um homem lindo de terno dentro de um bar tomando... cerveja? Não! Cachaça? Não! Tomando Toddynho, gente? Homens costumam ficar muito bem engravatados e eu adoro tudo que termina com 'inho': Toddynho, Danoninho, Chambinho, Leite Ninho... Gosto, mas separadamente. Homem engravatado tomando Toddynho não dá! Fiquei tão indignada que quase desejei que fosse um daqueles com detergente, mas lembrei a tempo que era pecado e tratei de tirar esse pensamento negativo da cabeça.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Aquele beijo!








FB






Hoje é aniversário daquele que é pra mim sinônimo de competência, generosidade, talento, humor e que eu tenho a honra, a sorte e a felicidade de ter em minha vida. Minha mensagem vai se perder no meio das outras tantas que ele receberá ao longo do dia, mas os desejos de felicidade, saúde e sucesso são os de sempre.

Feliz aniversário, Miguel! Que você tenha sempre teatros lotados e plateias talentosas e animadas te aplaudindo. Aquele Beijo!

sábado, 8 de outubro de 2011

Rabugenta é a mãe!


Aos 30 anos eu me tornei uma velha rancorosa, rabugenta e com séria dificuldade de lidar com mágoas tolas do dia a dia. Se tô assim agora, já imaginaram o doce de coco que eu serei aos 70? Mas, calma! Eu também sei ser agradável, simpática e sorridente. Com um bom motivo, sou isso tudo fácil, fácil. Eu posso provar! É isso, gente. Uma boa tarde pra vocês também.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Humor x grosseria gratuita

Sobre o episódio do afastamento de Rafinha Bastos, Tony Goes disse: "Detesto a expressão 'politicamente incorreto', que está se tornando um escudo para quem quer dizer escrotices". É isso aí. O humor – o negro, sobretudo – pode até não ter limites, mas há uma linha tênue que separa a graça, o riso quase constrangido da ofensa gratuita. A capacidade de fazer isso sem agredir é competência de poucos. De muito poucos. E tenho dito.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Incidente no metrô

FB
A corrida para pegar um lugar no metrô sempre rende cenas impagáveis. Na loucura de garantir a sua parte naquele latifúndio, uma mulher sentou-se no colo de um estranho e levou dois intermináveis segundos pra se dar conta. Ela levantou puta da vida, o homem não parava de dizer "que situação! que situação!" e eu ali, às gargalhadas.

Tudo o que eu mais queria era que aparecesse um amigo que simulasse comigo uma conversa que justificasse (em vão, é claro) tantas risadas. Sabe quando você puxa um papo besta pra dar brecha às gargalhadas? Era tudo o que eu precisava. A cara dela, coitada, era um mix de ódio, vergonha e fracasso. Impossível não rir.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Renata, qual é a música?

A arte de ouvir conversa alheia e completar com trecho de música: eu domino. Hoje cedo, por exemplo, passei por um cara que esbravejava ao celular. A uma certa altura, ele berrou: "não entendi!" e eu cantarolei mentalmente: ♪ o enredo desse samba, amooor ♫ Essa sou eu brincando de "Qual é a música?" na rua.

domingo, 2 de outubro de 2011

Rock in Rio: lição 1 de 1

Lição que aprendi neste Rock in Rio: nunca, jamais, em hipótese nenhuma vá a um evento com um grande número de pessoas usando uma peça com muitos botões e deixe para ir ao banheiro no último minuto. Meu erro: resolvi colocar um short com mais de 700 deles. Na hora de tirar um a um da casinha, fiquei mais desesperada do que noivo em lua de mel.

Rock in Rio não é programa para senhoras balzaquianas, sedentárias e sem condicionamento físico feito eu. Fui porque sou ousada e não tenho medo do perigo. Estou de pé agora por um milagre divino. Só por isso.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tabuada de 7

Dreams time

MILA: vó, eu sei a tabuada de 7 toda. Quer ver? 
MÃE: quero.
MILA: 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49, 56, 63 e 70.
MÃE: quanto é 7x8?
MILA: hã?
MÃE: 7x8
MILA: hã?
MÃE: 7x8
MILA: hã?
MÃE: 7x8
MILA: hã?
MÃE: 7x8
MILA: 56

Nada como uma surdez providencial, não é mesmo, meus amigos?

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Viva São Cosme e São Damião!

Ser criança no Dia de São Cosme e São Damião é se frustrar com saquinhos que vêm com doce de abóbora, cocô de rato, maria mole, cocada quebrada e suspiro que é só farelo. Bom mesmo é chiclete, pirulito e balas, muuuuitas balas.

Tão frustrante quanto isso é pegar, como bem lembrou a minha amiga Camilla Rua, um saquinho com a espaçosa pipoca rosa. Pipoca rosa é sacanagem, né? Cabe mais nada!

Lembro de uma vez que, empolgada com a correria atrás dos doces, segui um grupo da minha rua que tentava descobrir novos lugares. Numa determinada hora, já à noite, eu me dei conta de que não sabia onde estava e não fazia ideia de como voltar pra casa sozinha. Comecei a temer a minha mãe, que a essa altura, já devia estar enlouquecida em casa arrancando os cabelos. Sabe fugir com o circo? Foi tipo isso.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Elenco de 'Carrossel'

Bombou na web: "Se a escalação de LÍVIA ANDRADE, como PROFESSORINHA em 'Carrossel' – a ser confirmada – já provocou certa surpresa, agora tem mais uma. ALEXANDRE FROTA também foi chamado para trabalhar na mesma novela, no papel de um PAI DE FAMÍLIA."

Se eu sou a Rita Cadilac numa hora dessas, correria pra entregar o meu currículo. Ora, se não... Sei lá, vai que rola um teste pra professora de... de... de religião, né, não?

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Meu táxi, meu divã

A arte de fazer do táxi um divã e do taxista um analista de meia tigela: minha amiga Camila Vaz domina. "Eu vou te dar um 'conseio' (...) vc é uma moça bonita, é uma bela morena jambo...", disse Seu Luiz, o taxista conselheiro e com sérios problemas de visão. Morena jambo, Seu Luiz?


Vale dizer que Camila, a morena jambo, até tem os cabelos mais negros que a asa da graúna, mas ela está mais pra Branca de Neve do que pra Iracema.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O golpe do Leite Ninho

Caí ontem à noite no golpe da cachaceira do leite em pó. Explico. Entrei no supermercado e fui abordada por uma mulher que pedia um sacão daqueles de leite Ninho. Sugeri a lata, mas ela foi convincente e meu coração mole acabou cedendo.

Ao chegar em casa, minha amiga Camila me deu detalhes de tudo: da abordagem, do que ela diz, de como é e do que faz com o leite que ganha de trouxas como eu.

Acho que paguei por alguma coisa errada que fiz... Ok, lição aprendida. Pronta pra outra. Neeext!

domingo, 11 de setembro de 2011

Várias em uma

Se eu pudesse escolher, gostaria de ter a habilidade de escrever da Martha Medeiros, a risada e a elegância da Christiane Torloni, a coragem de dizer o que pensa da Rita Lee, o cabelo da Daniela Sarahyba, o corpo da Alessandra Ambrósio, a inteligência da Marília Gabriela, a sorte da Grazi Massafera, o sex appeal da Scarlett Johansson, a capacidade da Demi Moore de manter-se diva e de catar o Ashton Kutcher, o dinheiro da Paris Hilton e o emprego da Carrie Bradshaw. Só isso.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A hora de sair de casa

Farei este mês a minha mudança (quase) definitiva. Vou morar com as lindinhas e queridinhas Camila e Mel. Minha vaga no apartamento corresponde à cota pra negros. Rá! Tô feliz porque estarei perto do trabalho (vou an-dan-do), dos amigos, da civilização. Em contrapartida, estarei longe da casa dos meus pais.

Será que eu vou aguentar ficar muitos dias sem ver a Milena? Ok, não tô indo à guerra, mas confesso que a ideia de ficar muitos dias longe dela, dos meus pais e da minha irmã me assusta um pouco. Sou apegada, sim, e daí? Ok, eu já entendi que esse sofrimento (menos, Renata) faz parte. Tô desapegando. É difícil, mas tô conseguindo.

sábado, 3 de setembro de 2011

"Simplesmente Complicado"

Só fui assistir Simplesmente Complicado ontem; filme interessante, mas que, sem querer desmerecer o roteiro – era só o que faltava (!) – tinha tudo para ser apenas uma "diversão passageira e agradável", conforme li em algum site, não fossem as sempre ótimas atuações de Meryl Streep, Alec Baldwin e L̶e̶s̶l̶i̶e̶ ̶N̶i̶e̶l̶s̶e̶n̶ Steve Martin.

Não viu ainda? Assista. Vale a pena. Tem Meryl Streep no elenco, né, gente? Acho que isso basta. Tá aí um ótimo motivo para alugar o filme.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mila e Mile

FB

Em 2008, Milena e Camile, ambas surdas, fizeram a cirurgia de Implante Coclear, mais conhecida como 'ouvido biônico'. Na época, elas eram amigas de escola e foi uma alegria saber que tinham sido convocadas pelo Hospital das Clínicas de SP para o mesmo dia. Quase três anos se passaram, os progressos vieram e elas estão, cada uma no seu ritmo, descobrindo os sons e aprendendo a falar. Cada reencontro é uma emoção nova. Acho que dá pra notar, né?

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Todos amam Amy

É impressão minha ou de repente todo mundo virou fã número um da Amy Winehouse? Ok, gente, ela era uma tremenda artista, tinha um talento inegável, agora o que não dá pra engolir é neguinho pagando de fã sem nunca ter sido. Pra cima de moi? Vcs, hein? Francamente! tsc, tsc, tsc.

Para sempre plateia

Tenho pra mim que a minha sina é ser pra sempre plateia. Tenho talento nenhum pra ser palco. Sou uma plateia atenciosa, interessada, que interage quando é preciso e que aplaude no final, mas como palco eu sou um fiasco.

Minha vidinha é sem graça demais pra prender a atenção. Jogo luz em cima, pulo, sapateio, choro e nada. Esse negócio de sempre bancar a plateia talentosa não tá com nada. Qualquer dia desses, só de raiva, ainda vou dormir no meio do espetáculo.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Metrô Rio

Metrô Rio: R$3,10 para você viajar mais apertado do que calça de cantor sertanejo, compartilhar vírus com seus colegas de vagão, aguentar o odor alheio que sei lá por que cargas d'água já é triste às 7h (que dirá às 19h) e ser bolinada, de forma intencional ou não. É, minha gente, como diz o Bruno Astuto, "é dura a vida da bailarina". Duríssima!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vingança no vagão

Costumo me vingar de quem me sacaneia em transporte público. A v̶a̶c̶a̶ mocinha do metrô que empacou na minha frente, entrou toda trabalhada no catwalk e roubou o meu lugar, tá aí e não me deixa mentir. Coloquei a mochila pra frente e deixei distante uns 2 centímetros do rosto dela. Eu era praticamente uma grávida no 11º mês de gestação. Fiquei com a coluna ferrada, criei varizes por ter ficado tanto tempo em pé, mas tô vingada por ter azucrinado a viagem dela.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Investimento para o futuro

Uma coisa eu faço questão: depois de um dia de trabalho, tenho que voltar sentada no metrô. TENHO. Tão longo as portas se abrem, corro loucamente atrás da minha parte daquele latifúndio. E conquisto, claro. Devo o sucesso dessa minha façanha às inúmeras vezes que brinquei – e ganhei! – de dança das cadeiras. Dou a isso o nome de investimento para o futuro.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quero ser culta

Eu queria tanto ser culta... Mas de verdade, sabe, não como esses pseudocultos que têm certeza de que sabem de tudo, que se sentem a última bolacha do pacote e que acham chique ser blasé. Assim, não. Eu queria saber falar um pouco sobre tudo, ser menos patética e conseguir equilibrar elegância, sabedoria e humildade.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tô apaixonada

FB
Tô apaixonada. Sim, tô apaixonada pelo atleta gato dos Jogos Mundiais Militares que hoje cedo me mandou beijinhos e tchauzinhos. Retribuí, lógico. É capaz de, logo depois, ele ter dito barbaridades a meu respeito para toda a delegação presente no ônibus, mas e daí? E daí q ele já me trocou por uma transeunte qualquer? E daí que, de tanto tossir, tô quase cuspindo o meu pulmão? Nem ligo! Já ganhei a sexta-feira mesmo...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Senhores passageiros


Aí você está na barca, né, prestes a chegar ao destino, até que ouve o seguinte recado: "senhores passageiros, voltaremos com a embarcação para resgatar um homem em alto-mar". Oi? O fato de ele não querer ser resgatado nem foi o pior de tudo. Pior foi ter que ouvir o 2º recado: "pedimos que nenhum passageiro se jogue da embarcação". Tá, né? Nada como um mergulho na Baía de Guanabara pra dar aquela revigorada, né, não?