sábado, 21 de setembro de 2013

Assento privilegiado


Entrei no ônibus. Todos os assentos estavam ocupados com pelo menos uma pessoa. Sentei lá no fundo ao lado de uma moça. 1 minuto depois, outra moça que ocupava sozinha um dos bancos altos levantou. O banco alto! Aquele da visão panorâmica! Aquele que todo mundo quer! Levantei também. Levantei pra marcar território, levantei pra que ninguém mais se atrevesse a sentar lá, afinal de contas, a janelinha daquele assento alto e com espaço generoso para as pernas já seria minha. Não tinha o que discutir. Levantei (já disse isso, né?), vitoriosa eu me aproximei, aí a moça, finalmente (!)... sentou de novo. Tinha levantado apenas para ajeitar a calça. Voltei derrotada para o outro assento. Ninguém riu. Ninguém apontou pra minha cara. Mas cada um daqueles passageiros, certamente, pensou consigo mesmo uma só coisa: "bem feito". Disso eu não tenho a menor dúvida.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Correspondente internacional


Vejo o Renato Machado no link ao vivo do Bom Dia Brasil (direto de Londres e eternamente sentadinho naquela redação) e me pergunto: se era pra aparecer sempre assim, tinha necessidade de mandar o homem pra lá, gente? Entendo Ilze Scamparini descabelada no Vaticano e só dando plantão quando entra papa, sai papa, morre papa, viaja papa, habemus papa, mas não entendo Renato Machado em Londres. Se mandassem o homem lá pra casa e projetassem uma redação fake num chroma key, aposto que o povo iria acreditar.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Quer um tapa?


Aquele momento em que o garçom magia do bar de tapas vira pra você e diz que ao pedir uma bebida, você tem direito a um tapa e você, maliciosa, segura a risadinha e a vontade de dizer "pode dar na cara, moço!".

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Prafrentex


A mulher do Multishow disse ontem que o Justin Timberlake está "na crista da onda". A última vez que eu disse isso, fui injustamente ridicularizada por uns colegas de trabalho aí. Virei motivo de chacota. Sofri horrores. Fiz análise e tudo. "Na crista da onda" é moderno. "Na crista da onda" é descolado. "Na crista da onda" é prafrentex.

domingo, 15 de setembro de 2013

Memória seletiva


Há uns 2 ou 3 anos, meu avô caiu na rua e bateu com a cabeça no chão. Deu um susto em todo mundo e ficou um tempinho sem lembrar de muitas coisas. Um dia, minha irmã foi visitá-lo no hospital e o médico que o atendia sugeriu que ela fizesse algumas perguntas pra tentar ajudá-lo a recuperar a memória. E assim Daniele fez:

DANI: sabe quem eu sou?


VÔ (fazendo não com a cabeça): ahn-ahn

DANI: não?

VÔ (fazendo não com a cabeça): ahn-ahn

DANI: qual é o meu nome?

VÔ (fazendo não com a cabeça): ahn-ahn

DANI: não sabe o meu nome?

VÔ (fazendo não com a cabeça): ahn-ahn

DANI: qual é o seu time?

VÔ: Botafogo, ora essa!


sábado, 14 de setembro de 2013

Aquele menino, o Nando


VÓ: você viu o programa do Huck hoje?
EU: não.
VÓ: no programa do Huck, aquele menino, o Nando...
EU: Naldo!
VÓ: Naldo?
EU: é.
VÓ: o Nando consertou o carro do rapaz.
EU: o Naldo, né?
VÓ: é, o Nando.


domingo, 8 de setembro de 2013

Missão cumprida


Sempre que a Milena abre o iogurte e joga fora a tampa sem lamber, questiono o tipo de educação que eu, como tia, dei a ela. Acho que falhei em algum momento. Em compensação, sempre que ela abre o biscoito em dois, lambe o recheio e descarta o resto, a paz volta ao meu coração e à minha consciência. Sensação de missão cumprida, sabe?

Aqui jaz um perfil


Se eu morrer de uma hora pra outra, vocês façam o favor de, imediatamente, excluir o meu perfil no Facebook? Não quero que aconteça comigo a mesma coisa que tem acontecido com uma colega de trabalho que morreu há, sei lá, uns 4 anos. É sempre assim. Sempre que chega o dia em que ela comemoraria mais um ano de vida, os amigos do Facebook vão lá e dão parabéns. Nem me refiro às pessoas que sentem saudade dela, não. Acho mórbido e tal, mas nem é disso que tô falando. Eu me refiro àquelas que não fazem ideia de que ela morreu faz tempo e que escrevem "tá sumida!" no mural. 

Eu mesma soube da morte de uma maneira constrangedora. Fui lá no perfil, dei parabéns pelo aniversário e alguns minutos depois, alguém da família me mandou inbox pra informar que ela tinha falecido há 1 mês. Pô, mais isso foi 1 mês depois! Ela morreu há anos e até hoje tem gente que não sabe! 

Sim, eu tô aqui falando que acho isso o fim da picada, mas demorei pra exclui-la e fiquei um tempão acompanhando o bonde dos desavisados que todo ano bate ponto lá. Tsc. Bom, o importante é que eu desapeguei e finalmente excluí a moça. 

Então fica combinado assim, tá, gente? No dia que eu morrer, excluam isso aqui. E deem uma choradinha também porque eu sou legal pra caramba. 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

GPS


Conselho pra quem é abordado na rua por alguém atrás de uma informação: se você não sabe como orientar direito, limite-se a dizer "ih, não sei". Tem gente que diz algo como "ih, eu até sei, mas não tô lembrando agor...peraí! Acho que...será que é aquela rua do supermercado? Tá vendo aquele posto de gasolina ali? Entre naquela rua, depois pegue a segunda à esquerda, quebre pra direita, aí lá na frente você... não, não. Não é isso, não. Peraí. Deixa eu pensar..." e segura a pessoa pra sempre. 

Quer dizer, o cara já está em cima da hora e se atrasa ainda mais porque teve a infelicidade de parar a pessoa errada. Fofíssima, porém errada. É com a melhor das intenções? É claro que é! Mas é perda de tempo. Ao menor sinal de que a pessoa pode meter o pé, alguns até a pegam pelo braço pra garantir que ela fique ali mais um pouco. Tem necessidade disso, gente? Pode acreditar: há sempre um jornaleiro-amigo logo à frente mais eficaz e mais preciso do que muito GPS por aí.

domingo, 1 de setembro de 2013

Meus 20 anos


"Oh! Que saudades que eu tenho
d̶a̶ ̶a̶u̶r̶o̶r̶a̶ ̶d̶a̶ ̶m̶i̶n̶h̶a̶ ̶v̶i̶d̶a̶
do tempo em que eu tirava fotos sem ter de encolher a barriga..."

Perdão, Casimiro. Perdão. Foi mais forte do que eu. Perdão.